blog

FAÇA DO CANTINHO DO MOTOCICLISTA SEU BLOG PARA DAR SUGESTÕES, DICAS E TUDO QUE SEJA RELACIONADO AO MOTO TURISMO, MOTOCICLETAS E PODE MANDAR AS SUGESTÕES PARA O MAIL: kingsbill@bol.com.br
OBRIGADO!!!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Motos com sidecar



O sidecar, surgiu por volta de 1910, sendo então um pequeno carrinho fixado a lateral da moto. Durante a primeira e segunda guerras mundial, foi aperfeiçoado e teve sua utilização principal, voltada ao uso militar.
Por volta de 1 918, ja existiam alguns side car rodando, como mostra o desenho abaixo, em uma modelo de 1918 na India.

A companhia inglesa Oakleigh Motor Company, afirma ser a inventora do sidecar, por volta de 1900, embora tambem os franceses atriuam a si proprios a invenção.
Fato é que por volta do inicio dos anos 1900, varios modelos surgiram e de imediato começaram a ter utilização publica.

E assim com o tempo o sidecar foi sendo aprimorado e utilizado, seja como veiculo particular como veiculo de carga/passageiro.
Depois da segunda guerra, varios modelos começaram a ser produzidos e nos Estados Unidos tornaram-se bastante comuns.xx
Ainda hoje varios sidecars circulam principalmente em paises da Asia e Estados Unidos.
Aqui no Brasil o sidecar teve vida curta, salvo alguns poucos saudosistas. Foi logo substituido pelos triciclos. Atualmente algumas empresas ameaçam timidamente incrementar o uso do side car. Para passeios a maioria dos motociclistas prefere optar pela moto sem o sidecar, alem da cultura local, de que para sidecar precisa uma moto potente.
Puro engano. A maioria dos sidecars em uso, principalmente na Asia, são acoplados em motos de pequena potencia.


Assim como entre os modelos de motos, tambem o sidecar é um estilo de vida. Quem gosta sabe o quanto é bom e quem não gosta certamente critica. Enfim, é mais uma das paixões daqueles que curtem viver a liberdade das estradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário