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quinta-feira, 19 de maio de 2011

Jawa, a marca que deixou lembranças (O resumo historico da Jawa)


O engenheiro mecânico checoslovaco Janecek Frantisek acumulou dinheiro durante a I Grande Guerra Mundial com suas invenções, das quais a principal era a granada de mão
Com o declínio da indústria de armamento após o término da I Grande Guerra, Janecek decidiu investir na produção de motocicletas. Não havia tempo para desenvolver um motor próprio, assim ele decidiu fazer um acordo com um fornecedor estrangeiro. Ele teve que escolher entre o motor de 2 tempos de pistão duplo austríaco da Puch ou o modelo Wanderer alemão de 500 cc , válvulas na cabeça, cardam e quadro estampado. Janecek adquiriu a licença para produzir a 500cc da Wanderer e também a instalação completa de produção com muitas peças. O nome JAWA veio da conjugação do nome dos dois fabricantes.


Em 1931 Janecek começou a produção de um 2 tempos de peso leve baseado no motor Villiers 175cc de 2 tempos. Era um projeto de um motor descomplicado de baixo custo que foi lançado com um preço 40% mais barato que o concorrente mais próximo. Logo esta motocicleta de cor vermelha (a cor no Brasil que mais se assemelha é o Vermelho Málaga) obteve uma retumbante resposta em vendas e já em 1933 esta Jawa era a motocicleta mais vendida na Tchecoslováquia. A fábrica podia tirar a grande 500 de produção.
Para atender a pedidos de fornecimento de um modelo mais potente, Janecek desenvolveu o modelo 350 SV de válvulas laterais com 350cc de quatro tempos. Um ano depois foi lançado o modelo OHV com válvulas na cabeça. Na época vários outros modelos variantes das cilindradas básicas foram lançados.
Tecnicamente o modelo mais interessante antes da II Grande Guerra era o Robot de 98cc, 2 tempos, mono-bloco (caixa de marcha integrada no bloco-motor), velocidade máxima de 65 km/h., consumo de 50km/L com peso de 49 kg. O sucesso de vendas deste modelo definitivamente colocou a Jawa entre os maiores fabricantes de motocicletas de antes da guerra.
Em 1940, Janecek sigilosamente começou a desenvolver no Dept. de Manutenção da fábrica um novo modelo de motocicleta, o tipo 11, que foi batizado de "Perak " (pular) que foi pintada de verde da cor do exercito para poder ser testada sem chamar atenção. Desta forma quando a Guerra acabou a Jawa foi a única fabricante de motocicletas do continente europeu que tinha um novo modelo para ser lançado: a "Perak". Seu novo design de formas arredondadas marcou o mundo das motocicletas.
Em 1946 a tipo 12 "Perak" primeira série de 350 cc 2 tempos apareceu no quadro usado pela 250 cc, O motor tinha pistões planos, fluxo inverso, capacidade de 348cc., com 8.8 hp, 110 km/h de velocidade máxima de 110 km/h e consumo de 25 km/L. Este modelo foi introduzido primeiro como Jawa-Ogar, porque foi produzido na fábrica do terceiro maior fabricante de motocicletas da Checoslováquia, a Ogar. Ainda no mesmo ano, esta fábrica se tornou parte da Jawa. Descontinuado o tipo 12 em 1948, seguiu-se com a 350cc tipo 14 com um motor muito mais potente, que ficou em linha até 1953.

Antes da guerra as exportações foram insignificantes, porém após a guerra a Jawa estava exportando mais motocicletas do que conseguia vender no mercado interno. Em 1948 com a tomada do poder pelos comunistas, todas as indústrias de motocicletas foram nacionalizadas na Checoslováquia. As Perak foram a base dos triciclos (rickshaws) motorizados largamente utilizados na Asia tanto no transporte de passageiros como de carga. Uma versão desse triciclo fabricado na Checoslováquia era o "Velorex" .
Em 1952 foi lançado o modelo 15/00 de 4 tempos da Jawa com 500cc baseado no quadro da Perak que ficou em produção até 1958. A razão que a Jawa parou de fabricar o motor 500cc 4 tempos era que não era um motor fácil para produzir e os outros modelos, os 250 e o 350cc. 2 tempos tiveram um sucesso de vendas fantástico.
Logo em seguida foi lançado a motoneta JAWA PIONYR mod. 550 com 50cc, também chamado "tronco de árvore" por causa do desenho do assento.
Em 1954 para aprimorar a suspensão de suas motocicletas, a Jawa utilizou a tecnologia da fábrica de CZ. Eram lançados novos modelos da 250cc e da 350cc como Jawa-Cz. . As principais mudanças foram novas tampas laterais, um terceiro compartimento debaixo do assento, suspensão com amortecedores hidráulicos (dianteira e traseira), adoção da balança traseira, rodas aro 16" e a alavanca do câmbio que servia também de pedal de partida. Logo após sua introdução, estas motocicletas foram apelidadas de "Kyvacka" (balança ou swinger em inglês). Os modelos oficiais eram Jawa-Cz 352 com 150cc, 353 com 250cc e o modelo 354 com 350cc ideal para utilização com sidecar.
Ainda em 1954 foi lançada uma motocicleta de cilindrada menor a Jawa-Cz 351 com 125cc, ainda utilizando o quadro Perak com suspensão de pino oscilante e selim individual.
Em 1956 a Jawa-Cz lançou as versões de 125cc tipo 355 e a 175cc tipo 356 ambas com suspensão dianteira mais alta e aro 16", banco inteiriço e balança traseira (swinger).
Em 1958 foi lançada o último modelo da 500 cc OHC. A Jawa interrompeu a produção do 500cc quatro tempos porque não era um motor fácil de produzir e os outros modelos 2 tempos de 250 e 350cc tinham vendas ilimitadas. Um problema técnico não resolvido porém uma razão econômica compreensível. Ainda em 1958 e até 1962 foi produzida a JAWETTA, outra motoneta de 50 cc que no Brasil o modelo esportivo ganhou o nome de Leonette, fabricada/montada pela L. Herzog no Rio de Janeiros.
Em 1961 a firma ACEIL começou a montar a Jawa-Cz 450 no Brasil, um modelo com 175cc semelhante a 356 porem com 9hp.
A modernização dos modelos da Jawa começou em 1962 com o tipo 559 de 250cc com mais 2hp de potência. Em 1963 foi lançada a versão 559/03 com câmbio automático. Os velocimetros passaram a ser ovais
Em 1963 a fábrica ESO se tornou parte do grupo Jawa e se tornou o produtor de motocicletas de off road . O primeiro tipo de motocicletas de corrida produzido debaixo da marca Jawa foi o modelo 890 em 1966. Este modelo tinha dois tipos: o 891 para gelo-pista de corrida e o 892 para pista de terra.
Em 1964 a 350cc modernizada tipo 360 foi apresentada ao mercado, seguindo-se em 1965 o modelo 360/01 automático e em 1966 o 360/04 Californian , esta última com escapes voltados para cima, guidon mais alto e mais potente 2hp, como convinha ao mercado dos EUA, uma verdadeira revolução e atualização do "design" da Jawa. Em 1974 foi lançada a sucessora da Californian, o tipo 634. que ficou em produção até 1984.


A Jawa que sentiu uma queda em sua produção (hoje fabrica em um ano o que antes

era fabricado em um mês) ainda continua fabricando motocicletas. A fabrica foi dividida em duas seções que continuam colaborando entre si: JAWA DIVISOV (dedicado a motos de competição de velocidade na terra e no gelo com resultados estupendos) e a JAWA MOTO Spol (dedicado a motos de passeio). As exportações das motocicletas é feita pela trading estatal Motokov.

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