blog

FAÇA DO CANTINHO DO MOTOCICLISTA SEU BLOG PARA DAR SUGESTÕES, DICAS E TUDO QUE SEJA RELACIONADO AO MOTO TURISMO, MOTOCICLETAS E PODE MANDAR AS SUGESTÕES PARA O MAIL: kingsbill@bol.com.br
OBRIGADO!!!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Conselhos médicos

Caros motociclistas, os conselhos abaixo podem ser utilizados por todos, mas aplicam-se especialmente aos estradeiros, aqueles que rodam centenas e centenas de quilometros durante varios dias de viagem.


Grandes vilões da pratica motociclista não estão somente nos perigos das estradas.
Nosso proprio organismo, é responsável por alguns dos piores inimigos da estrada. Podemos começar pela alimentação em viagem. Existe um conceito não muito confiável de que a alimentação em viagem deve ser sempre leve. Correto até certo ponto. Um motociclista em viagem, tem grandes perdas de sais minerais, agua e outros componentes vitais ao funcionamento organico , que precisam serem repostos.
Liquido sempre em quantidade, porem, não confundir quando falamos liquido, pois a referencia é feita a agua. Agua pura apenas , sem adicionamento de limão ou qualquer outra coisa. Apenas agua.
Qualquer outro liquido irá exigir dos rins uma filtragem imprópria para a posição da maior parte do tempo de viagem, ou seja, sentados.

Legumes tambem são saudáveis de preferencia consumidos cozidos ou in natura. Ja as verduras, ha que se tomar alguns cuidados. Grande parte das verduras possuem propriedades que podem ocasionar problemas em uma viagem.
Por exemplo, a nossa conhecida alface, ha em sua composição a lactucina, que é um indutor do sono. Dependendo do consumo e do trecho a ser percorrido, o consumo da alface poderá induzir a um estado de sonolencia.

Portanto sempre um cardápio variado, evitando-se de forma geral as frituras e gorduras em excesso.
Entretanto, convem lembrarmos tambem, que um outro fator agravante ao risco da pilotagem, é a sensação de fraqueza, e aí entra o outro lado da história. Do hábito alimentar.
Uma pessoa acostumada a alimentos pesados, calóricos, se alterar seu habito em uma viagem, irá sentir um estado de fraqueza, que podera ocasionar tonturas, sensação de sono ( o organismo busca alternativa para suprir a necessidade de alimentos), dores de cabeças de moderada a intensa, ressecamento da mucosa bucal, etc, etc..ou seja, torna-se extremamente perigosa a pilotagem.
Não existem dois organismos iguais, portanto, acima de qualquer orientação, não altere seu habito alimentar "durante" uma viagem.. Faça isso de forma regular e sequente, no seu dia a dia normal.
Outro inimigo perigoso e muitas vezes fatal, é o sono. É muito facil sentir sono em uma longa viagem, principalmente quando em longos trechos de rodovias.
A monotonia da paisagem exerce uma forte indução do sono, fazendo com que o piloto facilmente adormeça.
Alguns horarios são favoraveis a isso, pela ordem : ao entardecer, após o meio dia e por ultimo pela manhã.
Esse sono induzido por hipnose ( mesma paisagem constante torna-se indutora) é facilmente corrigido com um breve cochilo de 15 minutos. Não adianta lavar o rosto, enfiar a cabeça embaixo da torneira, nada disso. É cochilar de 15 a 20 minutos. Uma vez recebido o comando do sono, agua nenhuma espanta isso do cérebro.

Acima de tudo é imprescindível que o motociclista tome muita agua. Agua pura.
Atualmente com tantas inovações em roupas especiais, ha uma perda de liquido muito superior as vestimentas tradicionais, e não são raros os casos de desidratação entre motociclistas. Portanto, o cuidado com as roupas apropriadas a época, tambem é de extrema importancia, podendo significar a diferença entre a vida e a morte.
Outro grande vilão do motociclismo é sem duvida nenhuma, e talvez seja o mais perigoso deles, o alcool.
Ultimamente desenvolveu-se uma cultura no motociclismo, principalmente no motociclista urbano que é a frequencia aos bares. Via de regra, o estradeiro tem uma melhor noção do risco e por si proprio evita consumir alcool em longas viagens, ams o motociclista urbano tornou essa pratica quase uma regra. É comum vermos grupos saindo em finais de semanas, ou mesmo durante a semana para encontro em bares da moda, que viram no motociclismo uma boa fonte de renda.
Vejamos, uma pessoa que trabalhou durante o dia todo, chega ao final do dia com sua capacidade de reflexos ja reduzida pelo cansaço. Busca na moto uma forma de descontrair, porem, enfrenta um transito caótico até finalmente chegar ao destino, quase sempre um bar.
Basta uma lata de 300 ml de cerveja para apurar a falta de reflexos e consequentemente se transformar numa arma contra si mesmo.
Ha uma falsa sensação de descontração, que ilude, fazendo-o crer que esta em perfeita condição de pilotagem. Soma-se ao cansaço do dia, ao transito extenuante enfrentado e ao sono que advem a noirte, e teremos então um complexo ideal para um acidente.
Bebidas alcoolicas só devem ser consumidas em principio, estando descansado e tendo tempo habil para descanso após a ingestão, antes de sair a rua ou a estrada pilotando.
Muitos do senhores dirão, que moto e bar estão associados. E não deixa de ser verdade, porem, vieram de uma associação numa época em que a situação era completamente diferente da atual. Hoje os riscos são muito grandes ou seja, muito maiores que nas decadas de 60/70.
Portanto moto,bar e sono não são compativeis entre si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário